domingo, 26 de outubro de 2008

Bom, já que estou conseguindo postar.. vamos a próxima atualização...

Nesta semana temos o final do mês de outubro..... então vamos às datas....rs

28 · Dia de São Judas Tadeu
28 · Dia do Funcionário Público
Servidor público e a história
O serviço público no país teve origem em 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil. A partir daí é que começou a ser tomada uma noção de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Depois de proclamada a independência o país virou império, depois república e ao logo da história política do país estavam presentes os servidores, ajudando a administrar a máquina.
Sejam as instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi instituído no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, é que a nomenclatura funcionário público foi substituída por servidor público.
http://www.pma.es.gov.br/noticia.php?area=91&item=316&idioma=en

29 · Dia Nacional do Livro
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.
http://ameninaeasmontanhas.blogspot.com/2007/10/dia-nacional-do-livro.html

30 · Dia do Balconista
30 · Dia do Comerciário
Em todo o Brasil, no dia 30 de outubro, é comemorado o “Dia do Comerciário”. Para os que ainda não sabem a razão desta importante data, é necessário voltarmos no início do século passado. Naquela época, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio (chamados na época de caixeiros) contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.
Os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem desse regime de servidão. Contra essa exploração, foi fundada na capital mineira em 11 de junho de 1925, a “União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte”- que hoje é o Sindicato dos Comerciários; enquanto em vários estados da federação começavam também a surgir organizações de comerciários.
Foi através dessas organizações que no dia 29 de outubro de 1932, aproximadamente cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram grande manifestação, marchando em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste memorável encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.
Este fato, marcou a categoria dos comerciários como os precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. O 30 de outubro ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que completa 78 anos de existência e luta, mantém viva a tradição de comemorar esta importante data. Na última semana de outubro, a diretoria presta homenagem aos associados com uma série de eventos no Clube Recreativo Recanto dos Comerciários. Neste dia, relembramos nossa trajetória de conquistas e reafirmamos nossas lutas, como o fechamento do comércio aos domingos e a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas.
O espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários - que foram os primeiros a se indignarem contra a exploração dos patrões-, através de gerações, vem inspirando e renovando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida.
http://www.secbhrm.org.br/comerciario.htm

30 . Dia do Fisiculturista
31 . Dia da Reforma da Igreja Protestante
Dia da "REFORMA PROTESTANTE" - No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu início ao movimento da Reforma.
A Reforma Protestante foi apenas uma das inúmeras Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que tinham como base, além do cunho religioso, a insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e seu distanciamento com relação aos princípios primordiais. Durante a Idade Média a Igreja Católica se tornou muito mais poderosa, interferindo nas decisões políticas e juntando altas somas em dinheiro e terras apoiada pelo sistema feudalista. Desta forma, ela se distanciava de seus ensinamentos e caía em contradição, chegando mesmo a vender indulgências (o que seria o motivo direto da contestação de Martinho Lutero, que deflagrou a Reforma Protestante propriamente dita), ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados. Outros fatores que contribuíram para a ocorrência das Reformas foi o fato de que a Igreja condenava abertamente a acumulação de capitais (embora ela mesma o fizesse). Logo, a burguesia ascendente necessitava de uma religião que a redimisse dos pecados da acumulação de dinheiro. Junto a isso havia o fato de que o sistema feudalista estava agora dando lugar às Monarquias nacionais que começam a despertar na população o sentimento de pertencimento e colocam a Nação e o rei acima dos poderes da Igreja. Desta forma, Martinho Lutero, monge agostiniano da região da saxônia, deflagrou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências pelo Papa Leão X. Leão X (1513-1521) com o intuito de terminar a construção da Basílica de São Pedro determinou a venda de indulgências (perdão dos pecados) a todos os cristãos. Lutero, que foi completamente contra, protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador. Em suas proposições condenava a prática vergonhosa do pagamento de indulgências, o que fez com que Leão X exigisse dele uma retratação pelo ato. O que nunca foi conseguido. Leão X então, excomungou Lutero que em mais uma manifestação de protesto, rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão), queimando-a em público. Então, enquanto Lutero era acolhido por seu protetor, o príncipe Frederico da Saxônia, diversos nobres alemães se aproveitaram da situação como uma oportunidade para tomar os inúmeros bens que a igreja possuía na região. Assim, três revoltas eclodiram: uma em 1522 quando os cavaleiros do império atacaram diversos principados eclesiásticos afim de ganhar terras e poder; outra em 1523, quando a nobreza católica reagiu; e, uma em 1524, quando os camponeses aproveitando-se da situação começaram a lutar pelo fim da servidão e pelas igualdades de condições. Mas esta última também foi rechaçada por uma união entre os católicos, protestantes, burgueses e padres que se sentiram ameaçados e exterminaram mais de 100 mil camponeses. O maior destaque da revolta camponesa na rebelião de 1524 foi Thomas Münzer, suas idéias dariam início ao movimento “anabatista”, uma nova seita ainda mais radical que a luterana.
http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/

31 . Dia Mundial da Poupança
31 · Dia Mundial do Comissário de Vôo

Um comentário:

Com que roupa eu vou? disse...

Valeu, por lembrar do nosso dia..."Servidor Público"
Bjus
JU